O Grupo-Tarefa da Operação “Caribex 2020”, composto pelos Navios-Patrulha (NPa) “Macau” e “Bocaina”, atracou, no dia 9 de novembro, na cidade de Georgetown, capital da Guiana, primeiro porto no exterior visitado durante a missão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A operação tem como propósito elevar o grau de aprestamento e prontidão operativa das unidades envolvidas e contribuir para o estreitamento de laços de amizade com os países visitados.

navios do grupo tarefa atracados no porto de georgetown
Navios do Grupo-Tarefa atracados no porto de Georgetown, na Guiana

Após a passagem pela Guiana, o Grupo-Tarefa iniciou, em 11 de novembro, ações em colaboração com a Joint Interagency Task Force – South (JIATF-S), no combate a atividades ilícitas no Caribe, monitorando o tráfego de navios na área de interesse.

Em 2020, o Grupo-Tarefa da Operação “Caribex” é comandado pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, que está empregando o NPa “Macau” na missão, que conta, ainda, com a participação do NPa “Bocaina”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).