Navios brasileiros retornam após seis meses na 41ª Operação Antártica

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Dois navios da Marinha do Brasil, o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e o Navio Polar “Almirante Maximiano”, retornaram ao país após seis meses navegando no oceano austral durante a 41ª Operação Antártica. Desde outubro de 2022, os navios realizaram apoio à pesquisa e abasteceram a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), além de reconhecer marcos toponímicos locais.

blank
“Flâmula de Fim de Comissão”, em azul, somente é hasteada em viagens superiores a 180 dias – Imagem: SO-ET Flávio

Durante a operação, foram realizados 23 projetos científicos envolvendo 134 pesquisadores no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Também foi destacada a ultrapassagem do Círculo Polar Antártico pelo NApOc “Ary Rongel”, permitindo pesquisas em áreas mais ao sul do planeta.

Na missão, iniciou-se a retirada dos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE), que serão reaproveitados em outros projetos da Marinha do Brasil. O Grupo-Base Orca (2022/2023) agora se concentrará na manutenção dos sistemas da Estação durante o inverno antártico e no apoio remoto aos projetos de pesquisa.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas