Integrantes do Grupo Escoteiro do “Mar Ilha do Mel” no Convés do NVe “Cisne Branco”

Em sua passagem pelo Porto de Paranaguá, localizado no litoral do Paraná, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” recebeu mais de 3.300 visitantes, no dia 2 de outubro. Além da população paranaense, Grupos Escoteiros do Mar, alunos do Colégio Militar de Curitiba, integrantes da Sociedade Amigos da Marinha e membros das comunidades marítimas e portuárias realizaram visita guiada aos diversos compartimentos do navio que representa o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, fomentando a mentalidade marítima e preservando as tradições navais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A passagem do “Cisne Branco” por Paranaguá integra as comemorações alusivas aoBicentenário da Independência do Brasil e aos 150 anos do Farol das Conchas, importante patrimônio histórico do estado localizado na Ilha do Mel, sob responsabilidade do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste, organização militar subordinada ao Comando do 8o Distrito Naval.

nve cisne branco atracado no terminal de containeres de paranagua
NVe “Cisne Branco” atracado no Terminal de Contêineres de Paranaguá
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).