Comandante do Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu” durante palestra para aquaviários e pescadores de Cametá (PA)

A tripulação do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Xingu”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, realizou uma série de atividades em prol da segurança da navegação em comunidades situadas ao longo dos rios Tapajós, Tocantins e na região dos Estreitos, no Marajó (PA). As ações educativas foram desenvolvidas em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre 1 e 22 de dezembro de 2022.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os militares do AvHoFlu “Rio Xingu” promoveram palestras em hidroviárias, escolas e universidades no Distrito de Mosqueiro, em Belém (PA), e passou pelos municípios paraenses de Abaetetuba, Cametá, São Sebastião da Boa Vista, Breves, Monte Alegre e Santarém.

A tripulação dialogou com as comunidades sobre problemas sensíveis, como o vandalismo da estruturade sinalização náutica e acidentes comuns na região, como o escalpelamento.

chn2 scaled
Militar ministra adestramento sobre a importância de utilizar corretamente o colete salva-vidas
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).