Militares recebem instruções sobre o exercício multinacional “Obangame Express 2023”, antes da desatracação do NPaOc “Araguari”

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” suspendeu, no dia 10 de janeiro, da Base Naval de Natal, para participar do Exercício Multinacional “Obangame Express 2023”, a ser realizado no teatro de operações do Golfo da Guiné, com a participação de 29 países dos continentes americano, africano e europeu.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A operação visa capacitar militares dos países africanos do Atlântico Sul, para a coordenação de ações contra crimes como pirataria, sequestro de pessoas, tráfico de armas e drogas, pesca ilegal, além da promoção de ações sociais e apoio à Política Externa, por meio do estreitamento de laços institucionais com os países participantes.

durante o exercicio sera avaliada a interoperabilidade
Durante o exercício, serão avaliados o comando e controle, a interoperabilidade e a proficiência marítima dos países africanos

Ao longo da comissão, que ocorrerá até o dia 10 de março, o NPaOc “Araguari” realizará visitas operativas às cidades de Luanda (Angola), Walvis Bay (Namíbia) e Douala (Camarões).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).