Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” durante ação de presença no Arquipélago de Fernando de Noronha

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, de 4 a 9 de janeiro, ações de presença nos Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a comissão, uma comitiva do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) visitou a Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo e o terreno onde funcionará a Estação Científica de Fernando de Noronha.

No Arquipélago de Fernando de Noronha também foi visitada a Câmara Hiperbárica instalada nas dependências do Hospital São Lucas. O equipamento é utilizado no tratamento de doenças descompressivas decorrentes de acidentes de mergulho, bem como em outros casos que necessitem de oxigenoterapia hiperbárica.

Já no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, além do apoio logístico prestado, militares habilitados para desinfecção de ambientes, material e pessoal realizaram a descontaminação da estação científica, como medida de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.

No decorrer da comissão, o NPaOc “Araguari” realizou, ainda, ações de inspeção naval, com o propósito de contribuir com a salvaguarda da vida humana no mar e a segurança da navegação na área de jurisdição do Com3ºDN.

militares do npaoc araguari realizaram acoes de descontaminacao
Militar do NPaOc “Araguari” realiza ações de descontaminação
da Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).