O Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” no momento de sua atracação

Entre os dias 10 e 12 de março, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, permaneceu atracado no porto de Walvis Bay-Namíbia, com o objetivo de realizar abastecimento de combustível e de atender a outras necessidades logísticas, visando aos preparativos finais para a sua participação no exercício multinacional “Obangame Express – 2021”, que ocorrerá na área marítima do Golfo da Guiné e contará com a presença de navios de outras marinhas amigas

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O navio foi recebido pelo Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica na Namíbia, que coordenou o apoio logístico e conduziu as visitas e eventos protocolares previstos, envolvendo autoridades civis e militares dos dois países que possuem estreitas relações.

rgnw4bt5vscdgf
Visita ao Namibian Navy Commander

A partida do porto foi marcada pela realização de um exercício marítimo conjunto envolvendo o NPaOc “Araguari”, da Marinha do Brasil, e o Navio-Patrulha “BrendanSimbwaye”, da Marinha da Namíbia, com a realização de manobras táticas e adestramentos conjuntos para as tripulações, que contaram com o apoio da Missão de Assessoria Naval na Namíbia, que tem por objetivo aumentar a interoperabilidade entre essas marinhas e elevar o aprestamento dos meios, fortalecendo, ainda mais, os laços de amizade entre os dois países.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).