No período de 28 de abril a 1 de maio, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou o resgate de um tripulante do Navio Mercante (NM) “Egyptian Mike”, que navegava do porto de Paranaguá-PR com destino a Singapura.
O NM “Egyptian Mike”, de bandeira das Ilhas Marshall, se encontrava a cerca de 1800 quilômetros (1000 milhas náuticas) da costa brasileira e fez contato com o SALVAMAR Brasil, no dia 27 de abril, solicitando evacuação médica de um dos seus tripulantes, com indícios de ter sofrido um derrame.
Após ter sido acionado pelo SALVAMAR Sueste, o NPaOc “Apa” navegou até o ponto de encontro com o Navio Mercante, a fim de realizar uma evacuação aeromédica (EVAM) do tripulante. Durante a operação, foi empregada a aeronave “Esquilo” (UH-12), subordinada ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.
No dia 30 de abril, pela manhã, a aeronave resgatou o tripulante enfermo e, já a bordo do “Apa”, foi submetido a avaliação e acompanhamento médico para garantir a estabilidade de suas condições clínicas.
Já na manhã do dia 1 de maio, a aeronave transportou o tripulante enfermo para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro-RJ, a fim de que fosse direcionado a uma unidade hospitalar.
Em virtude da pandemia do coronavírus, foram adotados os protocolos estabelecidos pela Diretoria de Saúde da Marinha para missões de busca e salvamento, que preveem o uso de EPI para os militares envolvidos diretamente no resgate.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).