Lancha orgânica do NPaOc “Apa” durante aproximação do NT “Gotland Sofia”

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou, em 14 de fevereiro, a evacuação médica de um tripulante do Navio-Tanque (NT) “Gotland Sofia”, que se encontrava a 40 milhas náuticas (74 quilômetros) do Rio de Janeiro (RJ).

O navio, que estava realizando Inspeção Extraordinária, foi acionado pelo Salvamar Sueste, com a informação de que um tripulante a bordo de um Navio-Tanque, de bandeira de Bahamas, sofria com dores, após uma queda.

Imediatamente, o Navio-Patrulha demandou ao encontro do Navio-Tanque, chegando no local aproximadamente uma hora depois de comunicado sobre o acidente. Nesse momento, um militar médico embarcou em uma lancha orgânica que se deslocou até o navio para avaliar a situação do tripulante acidentado e prestar os primeiros socorros.

Visando à segurança de ambos, foi solicitado que o Navio-Tanque fundeasse nas proximidades da Ilha Rasa, próximo à entrada da Baía de Guanabara (RJ), para que fosse realizada a evacuação em melhores condições de mar.

Em seguida, o NpaOc “Apa” seguiu para as proximidades da Escola Naval e transferiu o tripulante acidentado para o Aviso de Patrulha “Albacora”, que o encaminhou até o Cais da Portuguesa, onde uma ambulância já o aguardava para o transporte a um atendimento médico mais especializado.

O “Apa” é o segundo de três NPaOc da “Classe Amazonas” e foi adquirido para realizar Operações de Socorro e de Salvamento, Controle de Área Marítima, Patrulha Naval e fiscalização do cumprimento das leis nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, sob a jurisdição do Comando do 1º Distrito Naval.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui