Recepção de autoridades realizada durante a atracação NPaOc “Amazonas”, no Gabão

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, atracou pela primeira vez no porto de Owendo, na cidade de Libreville, capital do Gabão, após a conclusão do exercício “Obangame Express 2022”.

Durante a estadia no porto, o navio recebeu a visita do Ministro Conselheiro Rodolfo Braga, Encarregado de Negócios do Brasil no Gabão, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Gabão, General de Divisão Ossima Ndong e, pelo Vice-Chefe de Operações do Estado-Maior da Marinha Nacional do Gabão, Capitão de Mar e Guerra Divakou Alain. Por ocasião da visita, foi destacada a importância da participação dos meios navais brasileiros e gabonenses nos exercícios voltados à segurança marítima.

A passagem pelo Gabão, antes do retorno do navio ao Brasil, teve o propósito de aumentar a ação de presença da Marinha do Brasil, no Golfo da Guiné, e permitiu o estreitamento de laços com aquele país. Além disso, proporcionou o levantamento de dados operacionais e de apoio logístico para futuras visitas de outros meios a esse porto, durante as operações que a Marinha do Brasil tem participado, na costa ocidental africana, como a “Obangame Express” e “Grand African NEMO”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).