Chaminé do NPa “Macau” é retirada para substituição dos motores

O Navio-Patrulha (NPa) “Macau”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, concluiu, em 30 de abril, a substituição de seus motores de combustão principal (MCP), engrenagens redutoras e silenciosos na Base Naval de Natal (BNN). O serviço de substituição desses itens foi realizado no Período de Manutenção Atracado (PMA), resultado de um esforço conjunto dos Setores Operativo e do Material, além das empresas Prestenavi e MTU.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com o propósito de testar o funcionamento de todos os equipamentos no mar, nos dias 19 e 20 de abril, foi realizada a Experiência de Máquinas, ocasião em que o navio foi submetido a crescentes rotações dos motores e se comportou de forma satisfatória. Após esses testes, foi realizada a recomposição dos isolamentos térmicos dos dutos de descarga, deixando o navio pronto para retornar à sua fase operativa.

wfvwercfwt4rhgwvfefg
Retirada do Motor do NPa “Macau”

A troca dos MCP visa à manutenção da prontidão e da disponibilidade do meio, visto que, com os novos motores, o navio ganhará em confiabilidade, eficiência e segurança para a realização das missões que lhe são atribuídas, sejam elas socorro e salvamento marítimo, operações navais, patrulha naval e Inspeção Naval, contribuindo para a salvaguarda da vida humana, para a segurança da navegação e para a defesa dos interesses do Brasil no mar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).