Navio-Patrulha “Guaporé” encontra-se no Estaleiro Wilson Sons, onde passará por um período de manutenção estrutural

O Navio-Patrulha (NPa) Guaporé realizou docagem inédita, em 19 de julho, no Estaleiro Wilson Sons, em Guarujá (SP), a fim de efetuar reparos e manutenções estruturais do casco. O período de docagem no dique seco, com 135m de comprimento, 26m de largura e 5m de calado, é estimado em 30 dias.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O escopo dos serviços inclui procedimentos de manutenção e reparos para preservar a integridade estrutural do navio, com vistas à recuperação de sua capacidade de flutuabilidade e navegabilidade, destacando-se sondagem ultrassônica, substituição das chapas das obras vivas, reforço das cavernas e troca das válvulas de fundo.

retyuiopcerfrgfairjts
Reparos estruturais realizados no casco do
NPa “Guaporé” pelo Estaleiro Wilson Sons

A realização desses serviços é fundamental para a continuidade do Período de Manutenção Geral do navio e à retomada de sua plena condição de emprego, restabelecendo a capacidade operacional dos meios subordinados ao Comando do 8° Distrito Naval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).