Tripulante é resgatado por militares da Marinha

O Navio-Patrulha (NPa) “Guanabara”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, resgatou, no dia 9 de setembro, um tripulante de uma embarcação pesqueira, que apresentava sintomas de infarto e necessitava de assistência médica imediata. O meio estava a 110 km da costa de Belém (PA), quando pediu ajuda da Marinha, por meio do Salvamar Norte, nucleado no Comando do 4º Distrito Naval, para prover o salvamento do enfermo.

O NPa “Guanabara”, atuando como Navio de Socorro Distrital, foi acionado, transportando a bordo médico e material para a estabilização do paciente. Ao atracar na Base Naval de Val de Cães, em Belém, após o resgate, o tripulante foi levado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até um hospital da cidade para exames complementares.

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha tem a missão de prover o salvamento de pessoas em perigo no mar, no interior da área marítima de responsabilidade brasileira. Para isso, conta com navios de socorro, podendo, ainda, valer-se de outros navios e aeronaves da Força, bem como embarcações de entidades privadas e de órgãos governamentais, acionadas por uma estrutura de auxílio mútuo marítimo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).