Navio-Patrulha “Guajará” participa da largada da regata em Ilhabela (SP)

O Navio-Patrulha (NPa) “Guajará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, participou da 48ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, realizada no período de 26 a 31 de julho.

O navio participou do desfile de abertura e, posteriormente, da regata “Mitsubishi Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil”, realizando a segurança do tráfego aquaviário no local. Além do NPa “Guajará”, o evento contou com a participação do Aviso de Patrulha “Barracuda”, que prestou apoio as regatas até 31 de julho.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).