Navio-Patrulha “Grajaú” realiza operações aéreas com aeronave H-36 “Caracal” da FAB

Operações entre NPa “Grajaú”e aeronave H-36 “Caracal” contribuem para proficiência e interoperabilidade entre as Forças Armadas

O Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), realizou, nos dias 2 e 3 de agosto, no litoral do Rio Grande do Norte, operações aéreas com a aeronave H-36 “Caracal”, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV – Esquadrão Falcão), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Esse foi o segundo exercício operativo de uma série de eventos programados entre a FAB e os Navios do ComGptPatNavNE para este ano. Na ocasião, foram realizados adestramentos que simularam uma evacuação médica aerotransportada por meio de içamento, pelo guincho da aeronave, a partir do convés do navio. Os adestramentos contaram com a participação da Equipe de Manobra e Crache (EqMan) do navio e de militares das equipes do Esquadrão Falcão.

Os adestramentos simularam uma evacuação médica aerotransportada

As operações contribuem para o comando e controle, a interoperabilidade e a proficiência entre as Forças Armadas, além de promoverem a manutenção do preparo da Equipe de Manobra e Crache para atuar em Operações de Busca e Salvamento (SAR) na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui