O Navio-Patrulha (NPa) “Bocaina”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou, no período de 13 a 16 de agosto, visita operativa ao Porto de Paramaribo, no Suriname, durante a Comissão “Caribex-2021”. Na ocasião, o navio participou de uma “Passex” com a Guarda Costeira do Suriname, nas proximidades da cidade de Paramaribo. No exercício, os Navios-Patrulha “S.C.G. Rutu” e “S.C.G. Dyamantie” realizaram uma formatura com o NPa “Bocaina”, sendo oferecidas as boas-vindas ao navio brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a estadia em Paramaribo, além das visitas protocolares realizadas pelo Comandante do navio às autoridades surinamesas, o NPa “Bocaina” recebeu um grupo de militares da Marinha do Suriname para visitação e troca de experiências. Os tripulantes do NPa “Bocaina” também realizaram a manutenção de uma LAEP-7, doada pela Marinha do Brasil em 2017, que atualmente opera em proveito da Marinha daquele país.

A Operação “Caribex-2021” tem o propósito de contribuir para o estreitamento de laços de amizade e interoperabilidade com os países visitados. No decorrer da comissão, o NPa “Bocaina” ainda visitará os portos de Bridgetown (Barbados), Caiena (Guiana Francesa) e Santana (Amapá-Brasil).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).