Nos dias 20 e 21 de abril, o Navio-Patrulha “Benevente”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha-Naval do Sul, realizou a Comissão “Quebra-Sal” com o Corpo de Alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), em Itajaí-SC.

Quebra Sal a bordo do Navio Patrulha Benevente em Itajai SC

Durante o embarque, os alunos foram divididos em grupos e tiveram a oportunidade de se familiarizar com os compartimentos e equipamentos do navio, bem como com a rotina de preparação para o suspender, as manobras de desatracação e atracação, adestramentos com os acessórios de Controle de Avarias (CAv) e noções básicas de marinharia, salvatagem e propulsão do navio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Esta instrução contou com a participação de 47 Aprendizes-Marinheiros, sendo 15 do sexo feminino que, de forma pioneira, puderam ter a oportunidade de suspender em um navio de guerra da Marinha do Brasil, mostrando entusiasmo e motivação com a carreira naval.

A experiência vivida no mar complementa os conhecimentos teóricos adquiridos no Curso de Formação de Marinha para a Ativa (C-FMN), proporcionando aos alunos uma visão mais prática da vida a bordo e das atividades realizadas por um navio de guerra da Marinha do Brasil.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).