Militares do NOc “Antares” durante o lançamento da boia número 08

Desde o dia 16 de maio, o Navio Oceanográfico (NOc) “Antares” encontra-se percorrendo a Amazônia Azul, com a Comissão “PIRATA BR XXII”, em apoio ao Projeto Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic (PIRATA), iniciativa de instituições científicas do Brasil, Estados Unidos e França, com a finalidade de estudar as interações entre o oceano e a atmosfera no Atlântico Tropical.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comissão tem como objetivo a manutenção das oito boias sob responsabilidade do Brasil, destinadas à coleta de dados meteoceanográficos, e conta com a participação de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ao realizar a transmissão de dados em tempo real, consolida-se como uma importante rede de observação in situ, composta por boias planejadas para monitorar uma série de variáveis dos processos de interação oceano-atmosfera no Atlântico.

Em mais de 20 anos de observação contínua, os dados coletados por esse sistema de boias geraram cerca de 270 artigos científicos, constituindo-se em referência para a compreensão de como o Atlântico Tropical responde às mudanças do clima e como ele afeta a vida no planeta, em especial no Brasil, permitindo maior previsibilidade, principalmente para o setor agrícola, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do País.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).