Manutenção de boia meteoceanográfica no apoio às previsões meteorológicas

O Navio Oceanográfico (NOc) “Antares” finalizou, em 28 de junho, a Comissão “PIRATA BR XXII”, iniciada em 16 de maio, em apoio ao Projeto Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic (PIRATA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Comissão contou com a participação de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e realizou a manutenção de boias sob a responsabilidade do Brasil, destinadas à coleta de dados meteoceanográficos para o monitoramento do clima no Atlântico Tropical.

blank
NOc “Antares” encerra Comissão “PIRATA BR XXII” na costa brasileira

O Navio Oceanográfico “Antares” alcançou 1.116 milhas da costa (cerca de 1.796km), no entorno estratégico brasileiro à latitude 15ºN. A Marinha do Brasil atua em prol do monitoramento das interações entre o oceano e a atmosfera no Atlântico Tropical, na previsão de tempestades na zona equatorial.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).