NHoFlu “Rio Branco” e lancha Hidrográfica “Içanã” realizam atividade de sondagem

O Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) “Rio Branco”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste, está realizando, até o dia 31 de agosto, a Comissão Levantamento Hidrográfico Içá I, no trecho compreendido entre a foz do Rio Içá e a fronteira do Brasil com a Colômbia, nas proximidades de Ipiranga (AM), área sob a jurisdição do Comando do 9° Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comissão tem por objetivo gerar subsídios para a atualização das informações constantes no croqui de navegação do Rio Içá, por meio de aquisição de dados batimétricos de aproximadamente 180 milhas náuticas, além de dados topográficos e geodésicos da região, tendo em vista que o croqui é fruto de um reconhecimento hidrográfico efetuado no ano de 1981.

A Hidrografia contribui para a navegação não somente da Amazônia Azul, mas também para a representação hidrográfica dos rios, canais e vias navegáveis, além de apoiar a aplicação do Poder Naval nas águas interiores, reforçando o compromisso da Marinha de levar a presença do Estado à Amazônia Brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).