O Navio-Escola “Brasil” desatracou, em 6 de setembro, da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) para realizar a XXXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM).

Na ocasião, estiveram presentes o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, o Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Rogerio da Rocha Carneiro Bastos, e o Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante Marcelo Menezes Cardoso.

A comissão tem o propósito de complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos pelos militares na Escola Naval durante o Ciclo Escolar, aprimorar a formação cultural dos futuros Oficiais e representar o País e a Marinha do Brasil nos portos visitados, promovendo o estreitamento dos laços de amizade com as nações amigas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a VIGM, são ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, importantes nessa fase de adaptação à vida de bordo. Ao término da viagem, os 203 Guardas-Marinha da Turma “Almirante Protógenes”, já nomeados ao posto de Segundo-Tenente, serão distribuídos para servirem por todo o País, de acordo com o seu Corpo e Habilitação.

hjhgjhgj
Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra
Alipio Jorge, profere palavras aos Guardas-Marinha

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).