"Navio-Escola "Brasil" e pesqueiro "Ezequiel", da Guatemala"

No dia 17 de dezembro, o Navio-Escola “Brasil”, realizando a Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, prestou auxílio à embarcação pesqueira “Ezequiel”, da Guatemala, que estava com avarias no sistema de propulsão e solicitou ajuda para que pudesse sanar seu problema e regressar para o país de origem.

O navio, que navegava a caminho de San Diego, atendeu ao pedido de ajuda da própria embarcação que se encontrava em sua derrota, a aproximadamente 120 milhas náuticas do litoral Guatemalteco.

A lancha do navio foi arriada e levou até o pesqueiro o material necessário para o reparo e água doce para o resfriamento do motor. Os próprios tripulantes realizaram o conserto e, com a propulsão restabelecida, agradeceram a ajuda e prosseguiram em sua navegação de regresso.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cumprindo os protocolos de segurança para evitar propagação do novo coronavírus, todos os militares utilizaram máscaras e não houve contato direto com a tripulação da embarcação.

Fonte: Marinha do Brasil

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).