NAsH “Tenente Maximiano”

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano” realizou, no períodode 17 a 24 de outubro, ações de Assistência Cívico-Social (ACiSo) e Assistência Médico-Hospitalar (ASSHOP) nas comunidades ribeirinhas do Tramo Norte do Rio Paraguai, no Pantanal sul-mato-grossense. Durante a comissão, o navio atingiu a marca histórica de 50 mil procedimentos odontológicos desde o início de suas atividades, em 2009.

As ações foram promovidas em proveito das campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, que fazem parte do Calendário Nacional de Saúde. Foram atendidas mais de 190 pessoas, sendo realizados 144 atendimentos médicos e 288 procedimentos odontológicos de urgência e entregues 3.568 medicamentos e 82 kits odontológicos. Os militares realizaram palestras orientativas sobre os cuidados de saúde da mulher e do homem, saúde e higiene bucal à população ribeirinha pantaneira.

orientacao sobre higiene bucal
Orientação sobre higiene bucal

Além das atividades de saúde, o navio apoiou pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e foi utilizado como laboratório flutuante. A bordo, os pesquisadores realizaram estudos nas áreas de saúde, avaliando as condições de assistência médica e sanitária das comunidades ribeirinhas, e na área de etnobiologia, estudando a interação da população ribeirinha com o bioma pantaneiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).