Atendimento realizado em um dos consultórios do navio

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, prestou atendimento médico e odontológico nas cidades de Breves, Melgaço, Portel e Antônio Lemos, na Ilha do Marajó (PA), entre os dias 18 e 28 de outubro, em alusão à campanha “Outubro Rosa”, dedicada à prevenção e tratamento do câncer de mama e do colo de útero.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante os atendimentos, foram realizados exames laboratoriais, preventivos e mamografia, além da colocação de Dispositivo Intrauterino (DIU). Todos os procedimentos foram realizados a bordo do navio, por equipe médica e de saúde da Marinha e do Ministério da Saúde. “Na minha comunidade não tem hospital e tem um tempo que não faço acompanhamento médico. Com o navio aqui consigo realizar todos os exames que preciso. Eles nos atendem muito bem”, disse Maria Lúcia, de 78 anos, moradora da Ilha.

Durante o período em que o navio esteve na Ilha do Marajó, foram realizados mais de mil atendimentos médicos, 166 odontológicos, 158 cirurgias, 40 colposcopia, 272 preventivos e 8 biópsias, além da distribuição de mais de 41 mil medicamentos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).