NAsH “Doutor Montenegro” desatraca do cais da Estação Naval do Rio Negro

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” desatracou do cais da Estação Naval do Rio Negro, no dia 19 de janeiro, em Manaus (AM), dando início à 23ª edição da Operação “Acre”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A operação, que ocorrerá até o dia 23 de maio, conta com 85 militares. Destes, 27 compõem a equipe de saúde que realizará atendimentos médicos, odontológicos e farmacêuticos nas comunidades ribeirinhas localizadas no Rio Juruá, nos Estados do Amazonas e Acre. A previsão é que se realizem 20.000 atendimentos durante os 125 dias da operação.

“O NAsH ‘Doutor Montenegro’ opera sob convênio entre a Marinha, o Ministério da Saúde e o governo do Estado do Acre há quase duas décadas. O propósito desse convênio é atender todas aquelas comunidades do Alto Juruá que são naturalmente carentes por causa do isolamento. É um orgulho, uma alegria e uma satisfação enorme ter a oportunidade de levar assistência hospitalar até essas comunidades” afirmou o Comandante do 9° Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo.

“Cruzeiro do Sul é o polo central onde nós realizamos a reunião de coordenação com a Secretaria de Saúde do Estado do Acre e onde nós começamos a fazer o atendimento no Alto Juruá, navegando até as cidades mais distantes, como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo” explicou o Comandante do NAsH “Doutor Montenegro”, Capitão de Corveta Thiago Batista Rocha D’Oliveira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).