NAsH “Doutor Montenegro” durante navegação no Rio Juruá

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, suspendeu de Manaus (AM), no dia 1º de março, e percorreu mais de duas mil milhas náuticas até atracar na cidade de Cruzeiro do Sul (AC), no dia 22 de março, dando início a 21ª edição da Operação “Acre”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a Operação, que segue até o mês de maio, estima-se que cerca de seis mil pessoas, incluindo populações ribeirinhas de Cruzeiro do Sul, e comunidades adjacentes, como Rodrigues Alves, Juruá-Mirim e Porto Walter, tenham acesso ao atendimento básico de saúde.

Antes de partir de Manaus, o navio cumpriu quarentena preventiva e toda a tripulação passou por teste para a detecção da Covid-19, procedimento contínuo durante toda Operação.

Setenta e sete militares atuam nesta missão. Destes, 22 são da área de saúde: Médico Ginecologista, Pediatra, Radiologista e Clínico Geral; Dentistas e Enfermeiros; além de Técnicos de Radiologia; Higiene Dental; Enfermagem e Vacinadores. O NAsH é dotado de ambulatórios odontológicos; consultórios médicos; laboratório para exames; sala de trauma; sala de Raio-x; sala de mamografia; enfermaria; sala de vacina; farmácia; além de quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso.

A ação segue todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a prevenção ao coronavírus.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).