Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” em Punta Arenas, no Chile

Em continuidade à 40ª Operação Antártica (OPERANTAR XL), o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” desatracou, de Punta Arenas, no Chile, no dia 25 de outubro, rumo ao continente gelado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comissão teve início no dia 13 de outubro, quando o navio partiu do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. No dia 16, fez uma parada logística em Rio Grande (RS), para embarque de material destinado à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Na sequência, navegou rumo ao Sul, passando pela costa do Uruguai e da Argentina, até adentrar o Estreito de Magalhães, chegando, então, em Punta Arenas, no dia 24.

ncsgdhjkmrndhsbgvfacas
Embarque de material destinado à Estação Antártica Comandante Ferraz

Para chegar à Antártica, o “Gigante Vermelho” – como é apelidado o navio – passará pelos sinuosos Canais Chilenos, atravessará o Estreito de Drake e, já no Oceano Austral, navegará até a Ilha Rei George, a maior do Arquipélago Shetland do Sul. Sua chegada à EACF, prevista para o dia 28 de outubro, marcará o retorno dos projetos de pesquisa ao Continente Antártico, após as restrições impostas pela pandemia, bem como a chegada do Grupo-Base Antarticus, que comporá a próxima tripulação da Estação Antártica.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).