
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No dia 23 de março, após prestar apoio ao sexto voo da Força Aérea Brasileira, o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” suspendeu da cidade de Ushuaia, na Argentina, com destino a Montevidéu, no Uruguai, iniciando assim o regresso ao Brasil para a conclusão da “40ª Operação Antártica” (OPERANTAR XL). Sua chegada a Ushuaia, em 17 de março, com o Navio Polar “Almirante Maximiano”, havia marcado o encerramento do apoio à pesquisa em ambiente antártico.
Na segunda etapa da “OPERANTAR”, ocorrida entre 22 de janeiro e 17 de março, o “Gigante Vermelho” registrou 7.160 milhas navegadas em 50 dias de mar, lançou/recolheu o acampamento de pesquisa em “Lions Hump”, na Ilha Rei George, e contribuiu com os projetos Permaclima e Florantar, nas ilhas Rei George e Pinguim. Com relação ao apoio logístico, o navio concluiu o reabastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) com material comum, gêneros, sobressalentes e combustíveis, bem como carregou em seus porões cargas destinadas ao Brasil.

Destaca-se, ainda, a conclusão do Levantamento Hidrográfico no Estreito de Bransfield, constante no Plano de Trabalho da Diretoria de Hidrografia e Navegação, em cumprimento ao compromisso internacional assumido pelo Brasil – por meio da Diretoria –, junto à Comissão Hidrográfica da Antártica (HCA). Nesta “40ª OPERANTAR”, o “Ary Rongel” realizou batimetria em uma área de cerca de 1.540 Km².
A “OPERANTAR” integra o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), criado em 1982, com o objetivo de ampliar o conhecimento científico no continente gelado, a fim de compreender seus fenômenos e a influência deles sobre o território brasileiro.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395