blank
NApOc “Purus” transporta alimentos e equipamentos para a manutenção do Posto Oceanográfico na Ilha da Trindade

Google News

O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou, entre os dias 5 e 19 de fevereiro, a comissão em apoio ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT I/2021) com objetivo de reabastecer suprimentos, transportar equipamentos para manutenção e substituir parcela da guarnição.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

O guarnecimento permanente da Ilha permite a garantia da soberania do País naquele território e proporciona a extensão da Zona Econômica Exclusiva Brasileira (ZEE). O navio também realizou Patrulha Naval na ZEE e ação de presença na Ilha de Martin Vaz e na Bacia de Campos.

Durante a comissão POIT I/2021, o NApOc “Purus” também prestou apoio ao projeto Monitoramento da Variabilidade Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e em parceria com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), que consiste em pesquisas sobre as correntes oceânicas do Brasil entre o Rio de Janeiro e a Ilha da Trindade. A pesquisa foi conduzida por meio do lançamento de sondas batitermográficas durante todo o percurso, possibilitando o recolhimento de dados sobre o gradiente de temperatura em função do local e profundidade.

Os militares do NApOc “Purus” e da nova guarnição do POIT cumpriram todos os procedimentos sanitários e medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Defesa e da Saúde, bem como pela Diretoria de Saúde da Marinha, a fim de evitar a disseminação da Covid-19.

Fonte: Marinha do Brasil