No dia 27 de abril, o Navio de Apoio Oceânico “Mearim” realizou um exercício de minagem defensiva de porto na área jurisdicional do Comando do 5º Distrito Naval, perto da Praia do Cassino, na cidade do Rio Grande-RS. O exercício teve como objetivo o lançamento preciso de minas em áreas selecionadas para formar um dispositivo que nega o uso do mar a embarcações inimigas, protegendo a entrada do porto de Rio Grande-RS. Essa capacidade contribui para o cumprimento das tarefas do Com5ºDN e está prevista na Estratégia Nacional de Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Adaptações e capacidade operativa

O Navio de Apoio Oceânico “Mearim” passou por adaptações para adquirir a capacidade de transportar e lançar minas, tornando-se o primeiro navio de sua classe a realizar este exercício. A tripulação ficou responsável pela montagem do dispositivo, guarnecimento de postos e lançamento de minas de exercício.

A realização dessa atividade contribui para o aprestamento do navio e para a obtenção de uma nova capacidade operativa a um dos meios navais mais robustos e versáteis subordinados ao Com5ºDN.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).