O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi” e os Navios-Patrulha “Bracuí” e “Guanabara” realizaram, no período de 24 a 26 de agosto, exercícios operativos na área marítima compreendida entre a foz dos Rios Amazonas e Pará, a fim de elevar a capacidade operativa dos meios navais que atuam na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval. Na ocasião, o NApOc “Iguatemi” executou, pela primeira vez, de forma simultânea, a atividade de transferência de óleo e de água no mar durante navegação, com o apoio do “Guanabara”, representando um marco para a Marinha na região norte do País.
Durante a comissão, com o intuito de aumentar a capacidade das tripulações e dos meios, foram conduzidos os seguintes exercícios: Tiro de Superfície, Comunicações por holofote e bandeiras, Controle de Avarias, Navegação em baixa visibilidade, Postos de Abandono, Avarias Operacionais, Grupo de Socorro Externo, Leap Frog, Light Line, Patrulha e Inspeção Naval.
Também foram realizadas campanhas de conscientização sobre o combate ao novo coronavírus, durante as abordagens às embarcações regionais que se encontravam na área de operações, bem como de visitas a comunidades ribeirinhas.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).