blank
NApOc “Iguatemi” realiza embarque do CTDIC

Google News

O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), realizou, em 28 de setembro, o embarque do Contêiner de Tratamento de Doenças Infectocontagiosas (CTDIC), por ocasião do exercício de acionamento do Plano de Contingência de Pandemia de Influenza, conduzido no âmbito do Comando do 4° Distrito Naval (Com4°DN).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A atividade teve como objetivo familiarizar os militares dos navios do ComGptPatNavN com os procedimentos de embarque e instalação do CTDIC, contribuindo com o aprestamento dos meios navais, e assegurar a plena capacidade de transporte e operação do contêiner.

blank
CTDIC instalado a bordo do NApOc “Iguatemi”

O CTDIC é adaptado e divido em três ambientes: antecâmara, enfermaria e banheiro. Ele possui um mecanismo interno desenvolvido para dificultar a saída de micro-organismos patogênicos para o exterior, além de ser projetado para a permanência de um paciente por até quatro dias. Desta forma, permite a prevenção de doenças infectocontagiosas altamente transmissíveis, provenientes de tripulantes de embarcações, que necessitem de apoio de Busca e Salvamento na área de jurisdição do Com4°DN.