NApOC “Iguatemi” escoltou as embarcações apreendidas

O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), apreendeu, no dia 9 de outubro, duas embarcações de pesca, “Roberto Júnior A” e “Roberto Júnior IV” que navegavam nas proximidades da foz do Rio Amazonas, no litoral do Estado do Pará. A ação ocorreu durante a condução de ações de Patrulha Naval, em coordenação com o Comando do 4º Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As embarcações foram apresadas por praticar infrações que caracterizam perigo ou risco potencial à navegação e à salvaguarda da vida humana, em descumprimento à Lei da Segurança do Tráfego Aquaviário. Após o apresamento, os barcos foram escoltados pelo NApOc “Iguatemi” até Santana (AP) e apresentados à Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), onde foram adotados os procedimentos administrativos decorrentes e realizadas inspeções por agentes da Polícia Federal, da Polícia Militar do Estado Amapá e do Ibama.

Em uma das embarcações, que não possuía licença para pesca válida, o Ibama apreendeu 10,5 toneladas de pescado e 4.200 metros de rede de pesca. Os peixes foram repassados para o Sesc do Amapá e serão doados para 24 instituições que prestam apoio a pessoas carentes, por intermédio do programa “Mesa Brasil”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).