Militares durante exercício de manobra

O Navio-Auxiliar (NA) “Pará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, concluiu, em 12 de abril, a sua inspeção operativa, retornando à fase III de adestramento, após nove meses em reparo por ocasião de Período de Docagem de Rotina, realizado na Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA). O retorno do NA “Pará” às atividades operativas permite o cumprimento de suas tarefas, principalmente no que tange à capacidade de conduzir ações de Patrulha Naval, Operações Ribeirinhas, Ações Cívico-Sociais e Apoio Logístico Móvel.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

ewed5yr6ut7y809poikujrht
Militares realizam simulação de controle de avarias

Durante a inspeção, foram conduzidos adestramentos com o apoio dos Navios-Patrulha (NPa) “Guanabara” e “Pampeiro”, planejados com o objetivo de se elevar o aprestamento do navio, que incluíram exercícios de Controle de Avarias, Problemas de Batalha, Leap Frog, Transferência de Óleo no Mar, Grupo de Visita e Inspeção/Guarnição de Presa, Desembarque Ribeirinho, Grupo de Socorro Externo, Fundeio de Precisão, fainas de Homem ao Mar, dentre outros.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).