Mais de 600 crianças ganharam brinquedos e alimentos, durante ação social coordenada pela Marinha

O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), a Sociedade Amigos da Marinha no Pará (Soamar-PA) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) promoveram, nos dias 7 e 11 de dezembro, o “Natal dos Ribeirinhos”, ação voluntária realizada todos os anos junto às comunidades ribeirinhas no Pará. Neste ano, foram contempladas as comunidades da Ilha do Combu, em Belém (PA), sendo doados 800 cestas básicas, 600 brinquedos, 600 livros infantis, 100 kits escolares, 100 kits de higiene bucal, além de 80 coletes salva-vidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dentro da programação realizada no dia 11 de dezembro, houve celebração ecumênica por capelães navais, orientações de saúde bucal com militar dentista, palestra sobre segurança da navegação e prevenção ao escalpelamento. Durante a entrega dos coletes, foram repassadas, didaticamente, instruções para as crianças e familiares sobre o manuseio e a importância do uso da proteção de eixo do motor das embarcações.

dewths5qvgreyntbrvqgafd
Crianças de comunidades ribeirinhas ganham livros infantis

O “Natal dos Ribeirinhos” ganhou reforço com doação de alimentos feita pelo Sesi Pará e brinquedos arrecadados junto a membros da Soamar-PA. Os livros infantis foram resultados da campanha “Maré do Saber”, por meio da qual os navios da Marinha levam livros para comunidades no interior do Pará.

Cláudio Miranda Cardoso, Vice-Presidente da Associação de Moradores, Extrativistas e Pescadores da Ilha do Combu, ficou surpreso e feliz com a mobilização coordenada pela Marinha. “Toda a Ilha do Combu foi agraciada com quase uma tonelada de alimentos, nossas 600 crianças foram presenteadas. Este dia foi muito especial e grandioso, salvou nosso Natal”, disse.

d4th54u6ebytsfcetryt
Participantes receberam orientação sobre a importância da cobertura
de eixo em embarcações para evitar o escalpelamento
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).