Atendimento médico a bordo do navio
Na tarde do dia 27 de abril, a equipe médica a bordo do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano”, subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, realizou atendimento de emergência na comunidade rural Cuiabá Mirim, em Barão de Melgaço (MT).
O caso foi de um menino de nove anos, com reação alérgica grave e dispneia. Inicialmente, a equipe de saúde realizou as medidas de estabilização do quadro clínico, com aplicação de medicação intravenosa e intramuscular. A criança permaneceu em observação no navio e foi liberado após melhorar e sob orientações médicas.
Para o Comandante do navio, Capitão-Tenente Vinícius Rodrigues Travassos Alves, a presença do navio na região e a rapidez com que as medidas foram tomadas pela tripulação na chegada do paciente foram fundamentais para a salvaguarda da vida do pequeno ribeirinho. “Agradeço, em nome de todos do navio, a oportunidade de participar de mais uma edição do Projeto ‘Ribeirinho Cidadão’, cumprindo nossa missão, que é levar às famílias do Pantanal muito além de atendimentos médicos e odontológicos”, disse.
blank
O menino foi liberado após melhora do quadro clínico
O NAsH “Tenente Maximiano” suspendeu do cais da Flotilha de Mato Grosso no dia 12 de abril para percorrer cerca 1.500 quilômetros, de Ladário (MS) a Barão de Melgaço, até 5 de maio, para atender a comunidades ribeirinhas de ambos os municípios. A comissão faz parte, também, de ações conjuntas com o Tribunal Judiciário de Mato Grosso.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).