Militar durante atendimento de saúde na Comunidade Boca do Currais, em Oriximiná (PA)

Oito comunidades ribeirinhas de difícil acesso, localizadas no interior dos Estados do Amazonas e Pará, receberam o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Oswaldo Cruz”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, no período de 13 de setembro a 2 de outubro.

Equipado com consultórios médicos, odontológicos, laboratório, sala de vacina, centro cirúrgico, sala de raio-x, farmácia e uma equipe de saúde composta por médicos, dentistas, farmacêutico e enfermeiros, o navio realizou junto às comunidades ribeirinhas ações de promoção, cuidado e de atenção básica à saúde por meio de consultas médicas, exames laboratoriais, testes rápidos, distribuição de medicamentos e vacinação. A equipe de saúde do “Oswaldo Cruz” realizou cerca de mil atendimentos médicos, 95 atendimentos odontológicos, entregou 17 mil medicamentos e distribuiu 260 kits de higiene bucal.

atendimento odontologico realizado a bordo do navio
Atendimento odontológico realizado a bordo do navio

Devido à dificuldade de acesso às comunidades mais longínquas, onde a profundidade dos rios é insuficiente para a passagem dos navios, foram utilizadas lanchas de apoio para transportar a equipe de saúde às comunidades, junto com equipamentos médicos e odontológicos portáteis para atendimento em terra. “A equipe da Marinha nos ajuda bastante, principalmente porque vai até a comunidade que fica muito longe de um hospital”, destacou Luciana Martins, moradora da comunidade Boca dos Currais, do município de Oriximiná (PA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).