Google News

Oito comunidades ribeirinhas de difícil acesso, localizadas no interior dos Estados do Amazonas e Pará, receberam o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Oswaldo Cruz”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, no período de 13 de setembro a 2 de outubro.

Equipado com consultórios médicos, odontológicos, laboratório, sala de vacina, centro cirúrgico, sala de raio-x, farmácia e uma equipe de saúde composta por médicos, dentistas, farmacêutico e enfermeiros, o navio realizou junto às comunidades ribeirinhas ações de promoção, cuidado e de atenção básica à saúde por meio de consultas médicas, exames laboratoriais, testes rápidos, distribuição de medicamentos e vacinação. A equipe de saúde do “Oswaldo Cruz” realizou cerca de mil atendimentos médicos, 95 atendimentos odontológicos, entregou 17 mil medicamentos e distribuiu 260 kits de higiene bucal.

blank
Atendimento odontológico realizado a bordo do navio

Devido à dificuldade de acesso às comunidades mais longínquas, onde a profundidade dos rios é insuficiente para a passagem dos navios, foram utilizadas lanchas de apoio para transportar a equipe de saúde às comunidades, junto com equipamentos médicos e odontológicos portáteis para atendimento em terra. “A equipe da Marinha nos ajuda bastante, principalmente porque vai até a comunidade que fica muito longe de um hospital”, destacou Luciana Martins, moradora da comunidade Boca dos Currais, do município de Oriximiná (PA).