Grupo de Preparação para a reserva e aposentadoria

O Núcleo de Assistência Social da Diretoria de Hidrografia e Navegação (NAS-DHN) encerrou, em 19 de maio, o quarto grupo de preparação para a reserva e aposentadoria dos miliares e servidores civis do Complexo Naval da Ponta da Armação (CNPA). A atividade – de forma inédita na modalidade de Ensino à Distância – aconteceu durante oito semanas e faz parte do Projeto Reserva de Qualidade, desenvolvido em parceria com o Programa de Extensão Universitária da Universidade Federal Fluminense (UFF), intitulado “Um Novo Olhar sobre a Aposentadoria”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em 2017, o projeto gerido pelo NAS passou a ser coordenado pela Professora Doutora Janes Santos Herdy, seguindo a metodologia do programa da UFF. A parceria permitiu a inclusão de grupos de militares e servidores civis prestes à reserva e à aposentadoria. O novo formato possibilitou ampliar os conhecimentos da equipe técnica do Núcleo de Assistência com o aprimoramento de assuntos como o envelhecimento, saúde, dinâmicas de grupo e outros.

De acordo com a Professora Janes Herdy, o objetivo do programa, desde o início, em 2003, é contribuir, preventivamente, para que esta fase, muitas vezes acompanhada da velhice, encontre novas formas de administrar o tempo, priorizando sempre a qualidade de vida.

Neste ano, o grupo contou com a participação de dez militares e servidores de postos, graduações e categorias funcionais diversas, bem como de diferentes tempos de serviço na Marinha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).