Embarque do CTDIC no NApOc “Mearim”

O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Mearim”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, realizou, em 17 de fevereiro, o Exercício de Incidente de Influenza, coordenado pelo Comando do 5º Distrito Naval (Com5°DN), com o embarque do Contêiner de Tratamento de Doenças Infectocontagiosas (CTDIC).

O CTDIC é um contêiner adaptado, dividido em três ambientes: antecâmara, enfermaria e banheiro. Ele possui um mecanismo, especialmente, desenvolvido para manter seu interior com pressão inferior ao meio externo, com o objetivo de dificultar a saída de micro-organismos patogênicos para o exterior. O contêiner foi projetado para a permanência de um paciente em seu interior por até quatro dias.

O exercício teve como objetivo familiarizar os militares com os procedimentos de embarque e instalação do CTDIC, contribuindo com o aprestamento dos meios navais e assegurar a plena capacidade de transporte e operação do contêiner, de forma a contribuir com o combate à disseminação de doenças infectocontagiosas altamente transmissíveis, principalmente o ebola, quando provenientes de tripulantes de embarcações navegando na área de responsabilidade de Busca e Salvamento – SAR (Search and Rescue) do Com5°DN.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).