Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (A140). Crédito: Alexsander Ferraz

Desde o final de fevereiro, o Navio-Aeródromo Multipropósito ‘Atlântico’ (NAM) está auxiliando na operação humanitária em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O navio da Marinha do Brasil chegou à região para prestar apoio após as fortes chuvas que atingiram o município, causando inundações e deslizamentos de terra.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além de servir como base para o Hospital de Campanha montado na cidade, o NAM também está apoiando a desobstrução de vias e o transporte de donativos para as áreas afetadas. Durante o fim de semana, mesmo com a realocação para o porto de Santos por razões logísticas, as atividades continuaram normalmente.

O comandante do Grupo-Tarefa responsável pela operação, contra-almirante Cardoso, afirmou que a ida do navio para Santos foi apenas para se preparar para permanecer mais dias no município e continuar prestando apoio à população. A operação já está em andamento há mais de 10 dias e seguirá até que o estado de calamidade seja superado.

A participação do NAM em operações humanitárias é mais um exemplo do papel fundamental que a Marinha do Brasil desempenha em momentos de crise e emergência, demonstrando a importância da instituição para a segurança e bem-estar da população.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).