Mergulhadores de Combate em exercício de Fast Rope

Durante as operações aéreas, o NAM “Atlântico” recebeu, pela primeira vez, uma aeronave UH-17, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), com a finalidade de realizar apoio logístico móvel ao Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1). As aeronaves UH-17 foram adquiridas pela Marinha, em 2019, e têm sido empregadas principalmente na OPERANTAR, devido às suas capacidades de busca e salvamento; evacuação aeromédica; esclarecimento visual; e transporte de carga e de pessoal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ainda durante a “ADEREX-Anfíbia/Superfície 2021”, a aeronave UH-15 do 2º Esquadrão de Emprego Geral (HU-2), conduziu um destacamento de Mergulhadores de Combate em exercício de infiltração por Fast Rope, com o objetivo de simular a retomada do navio que estava sob o controle de supostos sequestradores. A atividade teve como propósito aprimorar a capacidade operativa dos Mergulhadores de Combate.

A comissão “ADEREX-Anfíbia/Superfície 2021” contribui para o adestramento dos meios aeronavais da Esquadra. Durante a Operação, é possível qualificar e requalificar pilotos, além de treinar a tripulação dos meios da Esquadra nas diversas atividades que exigem o emprego de aeronaves no cenário naval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).