Atlântico (A-140) subindo o rio Itajaí-Açu na manhã desta quinta-feira (21). Foto: Redes Sociais.

Pela primeira vez, o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140) entrou na foz do rio Itajaí-açu na manhã desta quinta-feira (21), atracando no berço 04 do Porto de Itajaí. Na escolta do “Atlântico”, a Fragata “União” (F-45) subiu o canal logo em seguida, atracando no píer da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí.

Ambos os navios participam da operação “Aspirantex 2021”, destinada ao treinamento dos futuros oficiais da Marinha do Brasil, no qual vão praticar atividades de navegação e combate. Ao todo, 258 Aspirantes da Escola Naval estão participando dos exercícios em diferentes meios navais da esquadra brasileira, com o intuito de vivenciarem na prática os aprendizados que obtiveram na academia da Marinha do Brasil.

Os navios vão permanecer em Itajaí até o próximo sábado (23), quando partem em continuidade aos exercícios em alto mar. A “Aspirantex 2021” foi iniciada no dia 14 de janeiro, empregando seis meios da esquadra na área marítima compreendida entre as regiões sul e sudeste do país, com previsão de término no dia 5 de fevereiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Por conta do COVID-19, os navios Atlântico” (A-140) e União” (F-45) não estarão disponíveis à visitação pública.

Fonte: Itajaí Naval

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).