Em meio às ondas do oceano, onde o perigo pode surgir a qualquer momento, a segurança da tripulação é sempre uma prioridade. É com esse pensamento que a Marinha Brasileira apresenta uma inovação que promete revolucionar a segurança marítima: o Sistema de Evacuação Marítima (MES), uma tecnologia que garante uma evacuação rápida e segura em situações de emergência. A bordo do NAM “Atlântico”, o sistema já está pronto para proteger nossos bravos marinheiros.

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O MES, que é uma herança valiosa da Marinha Real Britânica, é uma verdadeira revolução em termos de segurança e eficiência. A tecnologia, que é mais comum em navios mercantes e de cruzeiro, agora faz parte da frota brasileira, garantindo uma evacuação mais rápida e segura em casos de emergência, como incêndios de grandes proporções ou avarias graves.

A Ação Rápida que Salva Vidas

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Sistema de Evacuação Marítima conta com uma espécie de toboágua, chamado de “chute” – Imagem: Marinha do Brasil

Imagine um toboágua gigante, pronto para proporcionar uma evacuação rápida e divertida em meio a uma situação de emergência. É assim que funciona o MES, um sistema acionado pneumaticamente que permite que a tripulação abandone o navio de forma rápida e segura. O Capitão-Tenente Fábio Chaves do Nascimento Pereira, responsável pela Marinharia e Salvatagem do NAM “Atlântico”, explica que o sistema conta com um “chute”, uma espécie de toboágua que leva os tripulantes até balsas infláveis, capazes de abrigar até 430 pessoas no total.

Além do MES, o NAM “Atlântico” também conta com 70 unidades de balsas salva-vidas tradicionais, que juntas, proporcionam uma capacidade de evacuação muito maior do que o número de tripulantes a bordo, garantindo assim, uma margem de segurança adicional em situações de emergência.

Testes e Adestramentos: A Prova da Eficiência

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Quatro balsas são infladas por acionamento pneumático – Imagem: Marinha do Brasil

A eficiência do MES já foi comprovada em testes realizados pela Marinha. No primeiro teste realizado no Brasil, em 2022, a tripulação participou de um exercício que simulou um acidente no navio, demonstrando a rapidez e a eficiência do sistema de evacuação. Durante o exercício, a tripulação foi dividida em duas filas indianas, permitindo que dois militares descessem por vez, garantindo uma evacuação ordenada e segura.

O Capitão-Tenente Fábio Chaves destacou a rapidez e a eficiência do sistema, mencionando que o exercício foi um sucesso, demonstrando que o MES é uma excelente adição aos recursos de segurança do navio, especialmente considerando o grande número de tripulantes a bordo.

Manutenção e Futuros Testes: Garantindo a Segurança a Longo Prazo

A segurança é uma jornada contínua, e o MES não é exceção. O sistema passa por revisões anuais, realizadas por uma empresa especializada, garantindo assim, seu funcionamento ótimo a todo momento. Além disso, a cada seis anos, o equipamento é lançado ao mar para testar sua efetividade, garantindo que esteja sempre pronto para proteger a tripulação em casos de emergência.

O próximo teste do sistema está previsto para 2028, continuando o ciclo de manutenção e testes que garantem a segurança e a eficiência do MES, uma tecnologia que promete revolucionar a segurança marítima, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

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Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).