NAM “Atlântico”: Conheça o Sistema de Evacuação Marítima do Capitânia da Esquadra brasileira

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em meio às ondas do oceano, onde o perigo pode surgir a qualquer momento, a segurança da tripulação é sempre uma prioridade. É com esse pensamento que a Marinha Brasileira apresenta uma inovação que promete revolucionar a segurança marítima: o Sistema de Evacuação Marítima (MES), uma tecnologia que garante uma evacuação rápida e segura em situações de emergência. A bordo do NAM “Atlântico”, o sistema já está pronto para proteger nossos bravos marinheiros.

O MES, que é uma herança valiosa da Marinha Real Britânica, é uma verdadeira revolução em termos de segurança e eficiência. A tecnologia, que é mais comum em navios mercantes e de cruzeiro, agora faz parte da frota brasileira, garantindo uma evacuação mais rápida e segura em casos de emergência, como incêndios de grandes proporções ou avarias graves.

A Ação Rápida que Salva Vidas

Sistema de Evacuação Marítima conta com uma espécie de toboágua, chamado de “chute” – Imagem: Marinha do Brasil

Imagine um toboágua gigante, pronto para proporcionar uma evacuação rápida e divertida em meio a uma situação de emergência. É assim que funciona o MES, um sistema acionado pneumaticamente que permite que a tripulação abandone o navio de forma rápida e segura. O Capitão-Tenente Fábio Chaves do Nascimento Pereira, responsável pela Marinharia e Salvatagem do NAM “Atlântico”, explica que o sistema conta com um “chute”, uma espécie de toboágua que leva os tripulantes até balsas infláveis, capazes de abrigar até 430 pessoas no total.

Além do MES, o NAM “Atlântico” também conta com 70 unidades de balsas salva-vidas tradicionais, que juntas, proporcionam uma capacidade de evacuação muito maior do que o número de tripulantes a bordo, garantindo assim, uma margem de segurança adicional em situações de emergência.

Testes e Adestramentos: A Prova da Eficiência

Quatro balsas são infladas por acionamento pneumático – Imagem: Marinha do Brasil

A eficiência do MES já foi comprovada em testes realizados pela Marinha. No primeiro teste realizado no Brasil, em 2022, a tripulação participou de um exercício que simulou um acidente no navio, demonstrando a rapidez e a eficiência do sistema de evacuação. Durante o exercício, a tripulação foi dividida em duas filas indianas, permitindo que dois militares descessem por vez, garantindo uma evacuação ordenada e segura.

O Capitão-Tenente Fábio Chaves destacou a rapidez e a eficiência do sistema, mencionando que o exercício foi um sucesso, demonstrando que o MES é uma excelente adição aos recursos de segurança do navio, especialmente considerando o grande número de tripulantes a bordo.

Manutenção e Futuros Testes: Garantindo a Segurança a Longo Prazo

A segurança é uma jornada contínua, e o MES não é exceção. O sistema passa por revisões anuais, realizadas por uma empresa especializada, garantindo assim, seu funcionamento ótimo a todo momento. Além disso, a cada seis anos, o equipamento é lançado ao mar para testar sua efetividade, garantindo que esteja sempre pronto para proteger a tripulação em casos de emergência.

O próximo teste do sistema está previsto para 2028, continuando o ciclo de manutenção e testes que garantem a segurança e a eficiência do MES, uma tecnologia que promete revolucionar a segurança marítima, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas