O Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, inaugurou, em 25 de abril, o Gabinete Odontológico e a Ala Mulheres Paraquedistas, no Espaço Histórico General Penha Brasil. A Ala Mulheres Paraquedistas tem como objetivo homenagear as mulheres pioneiras dos cursos e estágios de especialização aeroterrestre. A solenidade contou com a presença do antigo Ministro de Defesa do Brasil e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, entre outras autoridades. Seguem as pioneiras:

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Curso Básico Paraquedista

Primeiro-Tenente da reserva não remunerada (R2) Ivi Costa dos Santos, primeira oficial; Primeiro-Tenente R2 Paula Raquel da Silva Bittencourt, segunda oficial; Aspirantes-a-Oficial Ana Luiza SantanaCíntia Silva VidigalGiovana Abrão SantosFabiana Muzzi LeiteRenata Alves de Lima CapriKimberly Galdino Afonso FerreiraIsabella Silva de Oliveira e Valquíria Letícia Gomes de Mesquita, primeiras da linha bélica da Academia Militar das Agulhas Negras; Segundo-Sargento Lane Carla Alves de Matos, primeira militar de carreira; Terceiro-Sargento Vanessa Martins Félix, primeira militar da Força Área Brasileira no curso, hoje agente da Polícia Rodoviária Federal.

Curso de Mestre de Salto

Terceiro-Sargento Carolina de Sá Martins Ribeiro, hoje Capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, primeira praça de carreira; e Coronel Yamar Eiras Baptista, primeira oficial de carreira.

Estágio de Salto Livre

Segundo-Sargento Esther Varjão Pinheiro, primeira  militar de carreira; e Segundo-Sargento Juliana Rodrigues de Souza, segunda militar de carreira.

Estágio de Mestre de Salto Livre

Segundo-Sargento Juliana Rodrigues de Souza, primeira militar de carreira. Segundo-Sargento Cristina Lopes, primeira integrante do segmento feminino a compor a Formação Básica Paraquedista, como instrutora.

Curso de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimentos pelo Ar (DoMPSA)

Terceiro-Sargento do Exército Brasileiro Gabriela Melo da Silva (DoMPSA de nº 711); e Terceiro-Sargento da Força Área Brasileira Raniele Raica Finatto (DoMPSA de nº 709), pioneiras militares do segmento feminino no Brasil.

Presenças

Além do General de Exército Fernando Azevedo e Silva, Águia Uno 27, Prec nº 181, compareceram à solenidade o Presidente do Superior Tribunal Militar e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Exército Luís Carlos Gomes Mattos, Águia Uno 24, Prec nº 124; o antigo integrante do Alto Comando do Exécito e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Exército Renato César Tibau da Costa, Águia Uno 22 e Prec nº 114; o Diretor de Controle de Efetivo e Movimentações e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, Águia Uno 33; o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Divisão Helder de Freitas Braga, Águia Uno 34; o Comandante nomeado da Brigada de Infantaria Pára-quedista e eterno Comandante da Escola de Paraquedistas, General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, Precursor 309; o eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada José Siqueira Silva, Águia Uno 18; e o eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Gilseno Nunes Ribeiro Neto, Águia Uno 20 e Prec nº 84.

Fonte: Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).