Nos últimos anos, a Força Aérea Brasileira tem visto um aumento significativo no número de mulheres que se candidatam a vagas temporárias em diversas especialidades, como Administração, Desenho, Eletricidade, Enfermagem, Eletromecânica, Logística, Nutrição, Radiologia, entre outras. Segundo dados divulgados pela FAB, cerca de 52% dos militares temporários incorporados nos últimos três anos são mulheres.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2331012342607105

Além disso, a instituição tem buscado formar equipes multidisciplinares e valoriza a diversidade em suas fileiras. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destaca que ter homens e mulheres no mesmo ambiente torna as equipes mais criativas e produtivas.

As unidades de Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica são responsáveis pela formação desses novos militares temporários, em um programa que visa integrá-los à cultura da caserna e capacitá-los para as atividades militares. O processo seletivo e as inscrições podem ser acompanhados pelo portal de Convocação do Pessoal Temporário da Aeronáutica.

i2331012342601300

Com o aumento da participação feminina em áreas antes majoritariamente masculinas, a FAB mostra que a diversidade é um valor importante para o desenvolvimento da instituição e para o cumprimento de sua missão de defender a soberania nacional.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).