Em um momento significativo para as relações militares entre Brasil e Moçambique, a Aditância de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica do Brasil em Moçambique presenciou a mudança de comando no dia 28 de junho. Na cerimônia formal, o Coronel Leonardo Baptista Silva Pereira passou o cargo de Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico para o Coronel Vinícius Lacerda Vasquez.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presença Notável na Cerimônia

A cerimônia foi presidida pelo Embaixador do Brasil em Moçambique, Ademar Seabra da Cruz Júnior, e contou com a presença de Oficiais-Generais representantes do Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra de Moçambique, além de oficiais da Cooperação Militar Portuguesa, Adidos Militares de países amigos acreditados em Moçambique, integrantes do Corpo Diplomático, funcionários da Embaixada do Brasil e familiares.

Reforçando a Cooperação Bilateral

A ocasião também foi uma oportunidade para destacar o papel vital da Aditância de Defesa na promoção da cooperação no campo da Defesa entre Brasil e Moçambique. O Embaixador Ademar realçou a importância desse papel, enfatizando a aditância como um importante instrumento para o incremento da cooperação no campo da Defesa entre os dois países.

Expectativas para o Futuro

Com a chegada do Coronel Vinícius Lacerda Vasquez, há grandes expectativas de um fortalecimento contínuo dos laços de cooperação entre Brasil e Moçambique, principalmente na área da Defesa. A transição de liderança marca um novo capítulo nas relações bilaterais entre as duas nações, reiterando o compromisso do Brasil em contribuir para a estabilidade e o progresso de Moçambique.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).