Atuação do Pelotão de Abordagem da GCCV em simulações de ações de combate ao terrorismo e à pirataria

A Missão de Assessoria Naval do Brasil em Cabo Verde (MANBCV) atuou, no período de 2 a 6 de novembro, na direção do Exercício “COSTEIREX 2021”, da Guarda Costeira de Cabo Verde (GCCV), realizado na cidade de Mindelo/CPV. Os militares da MANBCV foram os responsáveis pela elaboração dos cenários do exercício, bem como pela avaliação do seu planejamento e execução.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o adestramento, foram gerados cenários de crimes transnacionais na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de Cabo Verde, como a Pesca Ilegal, não Declarada e não Regulamentada (IUU, sigla em inglês), o Tráfico de Entorpecentes e a Pirataria. Além desses, houve simulações de acidentes marítimos e aeronáuticos no interior da Região de Busca e Salvamento (SRR, sigla em inglês) de Cabo Verde.

O exercício contou com a participação de sete fuzileiros navais da Marinha Portuguesa, de uma aeronave Falcon 50, da Marinha Nacional Francesa, operando a partir de Dakar/SEN, além de militares da Guarda Nacional (Força Terrestre) e de controladores aéreos de Cabo Verde, que se somaram aos 129 militares e quatro meios da GCCV envolvidos.

figura 2ergredefwfe web
Exercício de ativação da estrutura SAR de Cabo Verde, nas
instalações da Joint Rescue Center Coordination (JRCC-CV)

A preparação das suas Forças Armadas tem impacto direto na capacidade de Cabo Verde se contrapor aos crimes transnacionais em suas águas jurisdicionais e, consequentemente, contribui com os interesses do Brasil na garantia da Segurança Marítima no Golfo da Guiné.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).