No dia 20 de abril, foi realizada a reunião de coordenação e planejamento pela Missão Brasileira de Cooperação em Engenharia Militar (MBCEM) junto a integrantes do Exército Senegalês e da Direção de Engenharia e Infraestrutura das Forças Armadas do Senegal (DIRGEN). A atividade ocorreu nas instalações do Batalhão de Apoio de Engenharia (BSG), localizado na cidade de Bargny, Senegal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A reunião teve a finalidade de atualizar os conhecimentos sobre as necessidades de especialização do corpo técnico da DIRGEN; verificar o andamento das obras da nova Escola de Aplicação de Engenharia; verificar a situação do material e equipamentos utilizados na formação das diversas especialidades na área de Engenharia Militar; fortalecer os laços de amizade e de camaradagem entre os integrantes da MBCEM e da DIRGEN; propor soluções para a capacitação de militares das Forças Armadas do Senegal; e conhecer as capacidades e instalações do Campo Militar Capitão Moussa Dioum.

Segundo o Comandante do BSG, Tenente-Coronel Abdou Niane, a MBECM tem um papel muito importante para a engenharia militar no Senegal, pois colabora na formação e no aperfeiçoamento do corpo técnico de militares que compõe as diversas unidades militares da DIRGEN.

Anualmente, a MBCEM planeja, organiza e executa cursos, estágios e atividades de instrução, no Senegal e no Brasil, que visam atender as necessidades de formação técnica de militares especialistas, tudo a pedido do Comandante e Diretor da DIRGEN, Coronel Cheikhou Mahamadou Lamine Boucounta Camara.

Fonte: Aditância do Brasil no Senegal

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).