O Corpo de Fuzileiros Navais, instituição militar ligada à Marinha do Brasil, completou 215 anos nesta terça-feira (7) e celebrou a data em uma solenidade no 1° Distrito Naval, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio, e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

50bcdf3c 7409 49ac 9feb e9709c5b2ce1

Durante a comemoração, foi destacada a capacidade de pronto-emprego das tropas dos Fuzileiros Navais, que são empregados em diversas situações de proteção da população e garantia da ordem, incluindo o apoio à força-tarefa do governo federal que presta ajuda humanitária às comunidades atingidas pelas chuvas em São Sebastião e região em São Paulo.

972e0d50 adab 42f1 86b4 cea2a14dc48f

Também foi apresentado ao público o novo veículo blindado da Marinha, o Joint Light Tactical Vehicle (JLTV), que integra o programa estratégico Proadsumus da Força Naval e será utilizado em operações de guerra naval, operações de paz e garantia da lei e da ordem.

cfn1
Foto: Luiz Camões

Os Fuzileiros Navais são as tropas de pronto-emprego da Marinha, atuando tanto em terra quanto no mar. Em 2022, foram classificados, pela Organização das Nações Unidas (ONU), no nível mais alto de prontidão operacional para operações de paz.

A participação das Forças Armadas na força-tarefa em São Sebastião faz parte do compromisso do Ministério da Defesa em ajudar a população em momentos de crise e desastres naturais, empregando suas tropas em diversas frentes para prestar suporte, transporte, busca e socorro, segurança e apoio logístico.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).